segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Edificando a nossa fe

7 - EDIFICAÇÃO DA FÉ
"Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo". Judas 20.
Orar no Espírito Santo edifica a fé; quando investimos tempo orando em línguas, estamos na verdade investindo na nossa fé. E ela realmente possui grande valor; um lugar de destaque na vida cristã. Todo o nosso relacionamento com Deus está fundado na fé. O justo vive da fé. Sem fé é impossível agradar a Deus e receber d'Ele qualquer coisa. A fé é o meio pelo qual tocamos em Deus e permitimos que Ele nos toque.
Você experimentará de Deus em sua vida tanto quanto você crer; Ele será sempre (para você) do tamanho da sua fé. Se ela é pequena você não verá muita coisa da parte d'Ele; mas se ela cresce, com ela também cresce o agir de Deus!
Logo, precisamos aprender a fazer crescer a nossa fé. Como diz a Escritura: "a justiça de Deus se revela de fé em fé"(Rm.1:17). Poderíamos exemplificar esta verdade dizendo que a vida de fé é como galgar uma escada, degrau após degrau. Há diferentes níveis de fé e devemos crescer neles.
O Senhor Jesus mencionou os diferentes níveis de fé ao elogiar a "grande fé" de alguns (aquele centurião romano que tinha um servo enfermo e também aquela mulher cananéia cuja filha encontrava-se
endemoninhada) e ao repreender a "pequena fé" de outros, como por exemplo, os próprios discípulos.
Deus não quer que sua fé seja sempre pequena, mas que cresça. Há um crescimento na fé; a Bíblia diz que a fé dos tessalonicenses "crescia muitíssimo"(II Ts.1:3).
COMO GRÃO DE MOSTARDA
Muitos não entendem o que Jesus quis dizer quando falou sobre ter fé como grão de mostarda; saem por aí dizendo que se você tivesse um grãozinho de fé já veria milagres acontecendo, e que se você não está experimentando nada, é porque não tem fé nenhuma.
Mas o Mestre não seria incoerente, afirmando em um momento que uma pequenina fé como um grão de mostarda resolve tudo, para logo a seguir repreender seus discípulos justamente por terem uma fé pequena. De modo algum!
Então, o quê, de fato, Jesus estava ensinando?
Vejamos o texto em que se encontra o registro destas suas palavras:
"Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria." Lucas 17:5,6.
Tudo começou com um pedido dos apóstolos por uma fé maior. O interesse deles é pela questão do crescimento da fé. Jesus havia ensinado algo sobre a prática do perdão que lhes parecia impossível de se viver; então, como que dizendo que o nível de fé deles não alcançava este ensino, pedem mais fé para poder perdoar como o Senhor quer. E é exatamente nesta hora e contexto que Jesus lhes responde: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda"... Repare que Ele não disse do TAMANHO, mas falou claramente: COMO. Na verdade o Senhor ensinava sobre a semelhança e não sobre o tamanho.
E que semelhança pode haver entre um e outro?
Enxergue o paralelo que Jesus estabeleceu: os discípulos estão olhando para sua própria fé e vendo-a tão pequenina que não alcança o nível do ensino do Mestre; então reconhecem que sua pequena fé precisa
crescer. Mas como fazer crescer a fé? Pedem a Jesus que faça sua fé aumentar, só que Ele não faz nada pela fé deles; Ele simplesmente ensina-os que a responsabilidade de aumentar a fé não era de Deus, mas deles mesmo! E então ensina-os como faze-lo: usando a lei de semeadura e ceifa.
Se você tem um grão de mostarda, mas reconhece que ele não é suficiente para o que você precisa, e quer aumentar seu estoque de mostarda, o que deve fazer? Plantar para que possa colher mais. Toda semente plantada se multiplica; e se o plantio for se repetindo, a mostarda irá multiplicando-se! Assim é com a fé.
Não importa se o que você tem é pouco, você pode aumentar, fazer crescer sua fé. Não adianta orar para que Cristo o faça, pois Ele não vai fazer; já não fez pelos apóstolos para ensinar que é responsabilidade nossa, e não fará por nós. Há orações que Deus jamais responderá, uma vez que já tenha dado toda instrução em sua Palavra para resolvermos o problema.
Para que nossa fé cresça, temos que SEMEÁ-LA. E a forma pela qual se semeia a fé é mediante seu exercício; quando usamos a fé que temos em uma necessidade específica, e vemos a intervenção de Deus, colhemos mais fé. Pois à medida que a usamos, e vemos os resultados, ela se fortalece e assim vai crescendo até que possa chegar ao ponto de transportar não somente amoreiras, como também montes!
O PONTO ALTO DA FÉ
Examinando as Escrituras, vejo esta fé que transporta montes como o ponto alto, o cume da montanha, por assim dizer, na escalada da fé sempre crescente. Embora ninguém chegue lá de um dia para outro, é possível chegar lá! E devemos nos empenhar por isto se queremos uma vida cristã vitoriosa; não podemos perder de vista que este é um alvo a ser alcançado.
A primeira epístola aos coríntios fala sobre a excelência do amor. Revela que nem mesmo as maiores manifestações do Espírito estão acima do amor, pois este é a base de toda manifestação divina, inclusive dos dons espirituais. É o amor, a compaixão pelas almas, que nos fará canais de Deus na terra.
E então, Paulo, falando da superioridade do amor sobre as manifestações e atitudes espirituais, começa a listar algumas bem valorizadas entre os cristãos, como profecia, línguas, martírio pelo
evangelho, abnegação total a ponto de dar-se todos os bens aos pobres, e entre estas coisas ele inclui a fé que transporta montes:
"...ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria". I Coríntios 13:2b
Podemos perceber um detalhe do nível de fé a que Paulo se refere, pela sua afirmação conter o termo toda fé. Isto fala de uma fé madura, crescida, que chegou à sua plenitude. Trata-se de medida cheia e não de algo incompleto. Você não chega a transportar montes com "meio tanque"; é preciso "tanque cheio" com o combustível da fé para se chegar lá. Com isso quero dizer que se não houver investimento na edificação da fé, jamais se chegará ao nível de transportar montes! E saiba que isto é para todos, está ao seu alcance, pois Cristo mesmo declarou que qualquer um pode experimentar esta fé:
"Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará aquilo diz, assim lhe será feito." Marcos 11:23.
Quando o Senhor Jesus Cristo nos fez esta bela e maravilhosa promessa Ele falava sobre obstáculos aparentemente tão impossíveis de remoção como um monte; de problemas tão pesados e acomodados em nossas vidas tais quais uma montanha. Ele estava dizendo que podemos vencer estas dificuldades por fé.
É deste nível de fé que Paulo falava quando mencionou transportar montes. E só chegamos neste nível de edificação na fé por operação do Espírito Santo nas nossas vidas.
COMO A FÉ CRESCE
Já afirmei que a fé não cresce por orarmos a Deus pedindo que a aumente, mas sim por acionarmos os princípios corretos.
Além de crescer porque a semeamos exercitando-a, a fé cresce através de outras maneiras também. Abaixo relacionamos as formas pelas quais o crescimento da fé pode se dar:
exercitar a medida da fé que já temos;
ouvir a Palavra;
e orar no Espírito Santo.
Uma vez que já compreendemos a operação do primeiro princípio, examinemos também os demais.
O alimento da fé é a Palavra de Deus, e é exatamente por isso que ela é chamada a Palavra da fé. Percebemos o quanto a fé está ligada a ação da Palavra de Deus em nós quando consideramos alguns versículos bíblicos como:
"Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo". Romanos 10:17.
"Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido." I Timóteo 4:6.
À medida em que nos enchemos da Palavra pela meditação e o recebimento do ensino e pregação da mesma, nossa fé vai sendo fortalecida e aumentada. Assim como no plano natural o crescimento está ligado a uma boa alimentação, o mesmo se dá com a fé; é necessário investir numa boa alimentação. Mas como declarou F. F. Bosworth, um homem de fé muito usado por Deus, nosso grande problema é que alimentamos o nosso corpo com três refeições quentes ao dia, mas só damos ao nosso espírito um sanduíche frio por semana!
Vimos, portanto, que a fé cresce pela prática e exercício da semente que já temos (e todos temos uma medida de fé dada por Deus - Rm.12:3);

Nenhum comentário:

Postar um comentário