terça-feira, 13 de março de 2012

Oração no Espírito ou em Línguas

Oração no Espírito ou em Línguas

O apóstolo Paulo escreveu: "Pois quem fala em outra língua, não fala a homens, se não a Deus, visto que ninguém o entende (a mente humana não pode entender a linguagem divina), e em espírito fala mistério (o espírito humano fala segredos com o Espírito de Deus I Cor.14:2)". Note que, esta "linguagem divina", ou seja, este "Recurso da oração", serve para conversações íntimas entre o espírito do homem e o Espírito de Deus, uma comunhão acima da linguagem humana, que não se entende por meio da mente, nem de quem fala, e muito menos de quem ouve.
Quando estou em comunhão com Deus, falo constantemente em línguas, pois tenho plena consciência de que estou falando em um nível divino tão profundo que nem o diabo e os seus demônios podem compreender o que converso com o Pai celestial. É nessa conversação que começo a fluir, no Espírito, numa dimensão espiritual extraordinária. Para que você entenda o que estou falando, quero tirar do meu acervo de experiências, apenas uma: Certo dia, numa manhã serena, me pus na presença do Senhor em oração. No início, parecia que os céus estavam distantes de mim, a quilômetros; então, comecei a ministrar ao coração do Pai em línguas, numa adoração perfeita. Foi algo profundamente espiritual e sobrenatural. Ao término daquele momento de oração, não sabia que três horas haviam se passado! Orar em línguas é, sem dúvida, um recurso sobrenatural de ter comunhão íntima com Deus. Sabe o que é mais interessante? É que podemos pedir em oração para que o Senhor nos dê a interpretação do que estamos conversando com Ele em Espírito, durante o nosso devocional (I Cor.14:13,14).

Os Benefícios deste Recurso da Oração


1) A Oração em Línguas nos Habilita a Orar por Coisas Desconhecidas da Mente: Em áreas conhecidas pelo entendimento, podemos aplicar o recurso da Palavra escrita, orando com a nossa mente, isto é, em nosso idioma. Entretanto há situações que fogem ao nosso conhecimento ou não temos convicção de qual seja a vontade do nosso Pai Celestial. Então podemos recorrer ao recurso da oração no Espírito ou em línguas, orando da seguinte maneira: "Pai, não sei o que está acontecendo, não compreendo este assunto, porém, submeto-me inteiramente ao teu Espírito, para orar conforme Tua perfeita vontade". E, em seguida, começamos a orar na linguagem do Espírito, pois Ele "ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que, segundo Deus, intercede pelos santos" (Rm.8:26,27).
2) A Oração no Espírito nos Auxilia na nossa Vida de Oração: Orar na linguagem do Espírito é um auxílio para a nossa vida de oração, adoração e intercessão. As nossas orações ganham dimensões gigantescas e sobrenaturais quando as fazemos no Espírito. É uma fonte inesgotável de poder que jorra do nosso interior fortalecendo-nos na nossa vida de oração e na edificação da nossa fé (Jd.20).
3) A Oração no Espírito nos Capacita a Orarmos em "Segredos Divinos com Deus": Quando oramos em línguas em nossa intimidade com Deus, no "Quarto de escuta", estamos na verdade falando "segredos divinos com Ele"! O apóstolo Paulo nos diz: "... e em espírito fala mistérios" (1 Co.14: 2). Mofftt traduz esse texto da seguinte maneira: "... está falando de segredos divinos no Espírito". O Senhor elaborou um meio pelo qual possamos nos comunicar com Ele de modo sobrenatural! No Espírito, falamos com Deus segredos divinos que mudam as circunstâncias mais adversas da nossa vida!
4) A Oração no Espírito nos Leva a uma Intimidade Maior com Deus: Quando adentramos à presença do nosso amado Pai por meio da oração em línguas, o nosso espírito entra em contato direto com o Espírito de Deus. Em outras palavras, o nosso espírito se entrelaça com o Espírito de Deus à semelhança de um casal na sua intimidade no aconchego do seu quarto! É nessa profunda comunhão que nós nos sentimos plenamente realizados em nosso interior após uma ou duas horas de oração em línguas! (I Co. 14:14).
5) A Oração no Espírito nos Faz Crescer Espiritualmente: Paulo, o Apóstolo, escreveu: "O que fala em outras línguas a si mesmo se EDIFICA..." (I Co. 14:4). A palavra "EDIFICAR" no grego tem a conotação de por um tijolo sobre o outro. Assim sendo, quem ora no Espírito está se edificando, crescendo espiritualmente, da mesma maneira que se edifica uma casa ou um edifício pondo os tijolos uns sobre os outros.
6) A Oração no Espírito nos Faz Ter Experiências com Deus: Faz 18 anos que pratico a oração em línguas na minha vida de oração, e nesses anos tenho vivido experiências extraordinária com o Espírito Santo. Permitam-me novamente citar-lhes mais um exemplo da minha vida:
Em 03/12/95, na cidade de Manaus, Capital do Amazonas, fui ao Cecom, um Hospital que trata de vários tipos de tumores, para orar por um jovem chamado Jair Pinheiro. Muitos "profetas" já haviam orado por ele, e, segundo a família, Deus tinha prometido curá-lo do câncer em sua cabeça. Então fiz uma oração em línguas agradecendo a Deus pela cura do Jair, já que Ele havia prometido sará-lo de sua doença. Aconteceu o que eu não esperava: No momento em que eu encerrava a minha oração de agradecimento, tive uma visão surpreendente: "Vi um anjo descer do céu com uma coroa cheia de glória, e ele a pôs sobre a cabeça do Jair. Depois, com um semblante sorridente, o anjo pegou na mão direita do jovem e fez menção de levá-lo para o céu. Foi neste exato momento da visão que compreendi, pelo Espírito, que o Jair iria partir para estar na presença do Senhor". Agora eu tinha um grande problema nas mãos: Como iria dizer para os familiares do jovem moribundo que ele iria morrer? Os "profetas de fogo" haviam dito que o Jair iria ficar curado! Após a oração que fiz, fiquei calado por alguns minutos espantado com a visão que me fora outorgada pelo Espírito Santo. Então fui abordado pela sua irmã, Dineide Maria, que me perguntou: "Pastor, o que foi que Deus lhe revelou a respeito do Jair?" Ao que lhe respondi: "Eu não quero desanimá-la, porém, o Senhor me mostrou, por meio de uma visão, que o seu irmão está sendo preparado para partir em breves dias. Deus o levará com uma morte tranquila e abençoada". Quando acabei de falar estas palavras, aquela senhora disse-me: "Como? Se Deus disse por meio de mais de dez profetas que irá curá-lo!" Eu respondi: "Vamos esperar os dias se passarem e então, veremos quem está verdadeiramente com a Palavra do Senhor". Dez dias depois desse episódio, o Jair saiu do Cecom completamente recuperado. Ele voltou para a sua terra natal, Sena Madureira/AC. Muitos disseram que ele iria ficar curado e ainda testemunhar nas Igrejas. Mas, com duas semanas que ele havia chegado em sua terra natal, aconteceu o que ninguém esperava, exceto eu. O Jair teve uma recaída e em poucos dias partiu como o Espírito de Deus me tinha revelado. A Dineide, irmã do falecido, escreveu-me uma carta dizendo o seguinte:
"...Pastor Ronaldo, tenho imenso prazer em lhe escrever estas poucas linhas, para lhe dar as minhas notícias e também saber as suas. Falando sobre a passagem [morte] do nosso irmão Jair, para a glória: Sei que, naquele dia, o Senhor Deus me falou, por seu intermédio, que o mesmo partiria. Fiquei um pouco conscientizada, pois o Espírito testificava que o mesmo não ficaria sarado, foi um pouco chocante, mas o que mais fico contente é que tive o privilégio de ser escolhida por Deus para saber antecipadamente...foi tudo como o Senhor Deus lhe falou. Foi uma morte tranqüila: O mesmo pediu para tirar o balão de oxigênio, e fiquei segurando a mão dele dizendo para ele que ele iria para junto do nosso Deus e que lá não sentiria mais dores e teria só paz, alegria. Duas irmãs começaram a louvar ao Senhor, e, em meio aos cânticos, o irmão Jair partiu para Glória..."
(Extraído da Carta que recebi da irmã Dineide de Maria Coelho Pinheiro, Av. Avelino Chaves, 856 ? Centro /Sena Madureira AC/datada do dia 09/01/96).

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
dialogodepastores@hotmail.com
rbunyan@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário