domingo, 4 de março de 2012


terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cantando e Falando em Outras Linguas

I - Quem é quem fala em outras línguas? Nós ou o Espírito Santo?

(Atos 2:1-4)
1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo E PASSARAM A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

Quem foi que passou a falar em outras línguas, foi o Espírito Santo ou os 120 discípulos que estavam reunidos no cenáculo?
Foram os 120 que estavam reunidos no cenáculo. Eles foram cheios do Espírito Santo. Não foi o Espírito Santo que falou, foram eles quem falaram. Portanto, é você quem fala em outras línguas e não o Espírito Santo. Você nasceu de novo, o seu espírito foi regenerado pela Palavra de Deus. Quando você é batizado no Espírito Santo, o próprio Espírito Santo cria no seu espírito uma linguagem sobrenatural de oração. Essas línguas sobem para a sua mente, e elas passam a existir na sua vida, a partir do momento em que você vence as dúvidas e pela fé abre a boca e começa a falar em outras línguas. O que tem acontecido com muitas pessoas é que quando as línguas estranhas começam a surgir na sua mente, elas ficam em dúvidas. Será que esta língua é da carne ou do diabo? Essa língua é igual a do pastor, do fulano, do beltrano... E assim ela fica com medo de estar pecando e acaba não falando. Se você está orando, sendo ministrado e há um ambiente propício para o Batismo no Espírito Santo (Claro que nem sempre será assim...), você não precisa ter medo, abra a sua boca e fale pela fé aquilo que Deus pôs no seu espírito e que subiu à sua mente. Comece a orar em outras línguas. A sua mente não vai entender, às vezes você pode ficar confuso. Sabe porque? Por isto:

(1 Co 14:14)
14 Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas A MINHA MENTE FICA INFRUTÍFERA.

Porque, quem está orando quando você ora em outras línguas não é a sua alma, é o seu espírito quem está orando. Você sabia que uma das faculdades ou funções da alma é mente? Sim. Porque as faculdades da alma são vontade, emoções e mente. A sua mente (uma das faculdades da alma) não entra em operação neste tipo de oração.

(1 Co 14:2)
2 Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, VISTO QUE NINGUÉM O ENTENDE, e em espírito fala mistérios.

Você não vai entender o que você está falando, pois você está falando em mistérios quando você fala em outras línguas. Deus está entendendo cada frase que você estiver falando. Estes mistérios (Segredos Divinos) são mistérios para você e não para Deus. Então, não fique com medo quando estas línguas subir para a sua mente. Ore em outras línguas pela fé. Abra a sua boca e fale.
Eu fui batizado no Espírito Santo e passei a falar em outras línguas sozinho, sem imposição de mãos quando tinha aproximadamente uns 12 anos de idade. Depois deixei de falar por cerca de uns 16 anos de idade (tinha me desviado e ido para o mundo do alcoolismo, drogas e prostituição). Reconciliei com Deus aos 28 anos de idade, já casado. Então, contei a um colega de trabalho sobre as experiências que eu tive com Deus aos 12 anos de idade. Sabe o que ele me respondeu? Os dons de Deus e o Chamamento são irrevogáveis. Ou seja, Deus não havia revogado aquilo que ele me dera aos 12 anos de idade. Comecei a me relacionar com pessoas de oração. Comecei a me relacionar com pastores, com a liderança da igreja local e passei a orar com eles. Chegou um momento em que vinha na minha mente um desejo intenso de orar em outras línguas. Mas junto com o desejo de orar em outras línguas vinha as dúvidas. Vinha na minha mente línguas iguais a do evangelista que eu conhecia, iguais a do pastor... Então eu continuei na dúvida e não orava com medo de ser da carne ou do diabo. Após um bom tempo eu compartilhei isto com um pastor amigo meu e ele me disse que poderia orar pela fé porque era Deus ministrando ao meu espírito. Então sozinho eu comecei a orar em outras línguas conforme as línguas ardia no meu coração e subia para a minha mente. Aí li um livro do Pr. Luciano Subirá (Linguagem sobrenatural de Oração), que foi o primeiro livro (acho) que eu comecei a ler à respeito da oração em línguas. É um ótimo livro, bem didático. Depois conheci o ministério do Pr. Dave Roberson que ensina muito à respeito da oração em línguas – Caso deseja conhecer o ministério do Pr. Dave Roberson, este é o link: http://www.minamd.org.br/sobre_dr.htm . Eu não tinha nenhum entendimento à respeito disto. Ninguém havia me ensinado. Nunca tinha lido um livro à respeito deste assunto. Nunca ouvi uma pregação à respeito do orar em outras línguas. Se você quiser ler mais à respeito da oração em línguas acesse este link http://conformandoacristo.blogspot.com/2008/12/orao-em-lnguas-irmo-pacheco.html

II – O cantar em outras línguas é o mesmo processo. É pela fé.

(1 Co 14:15)
15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente

Segundo esta palavra, eu posso tanto cantar com o meu entendimento, com a minha mente, como cantar em outras línguas. Vou entender o que eu estou cantando? Nem sempre. Quando eu oro em outras línguas, o meu espírito está orando. Quando canto em outras línguas, é o meu espírito cantando. Eu posso cantar em portugues (meu entendimento) ou em mistérios.

(1 Co 14:16)
16 E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças?

Glórias a Deus!

Posso também bendizer a Deus, posso dar ações de graças a Ele, falando em outras línguas. Posso cantar, posso bendizer, posso dar ações de graças em mistérios.

É bíblico isto? Sim.

(1 Co 14:4 e 11b)
4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem... Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?

Esta foi uma manifestação de um tipo de variedade de línguas. As línguas como sinal para os incrédulos. Eles não estavam orando com a mente. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar EM OUTRAS LÍNGUAS conforme o Espírito Santo concedia. Os incrédulos é que estavam ouvindo na linguagem natural deles. Note bem, os 120 que foram cheios do Espírito Santo, não estavam orando numa linguagem natural e sim numa linguagem sobrenatural. Eles estavam falando em outras línguas. Estas línguas estavam sendo traduzidas na lingua natural de cada um dos incrédulos que estavam ali. Esta ação não depende do homem e sim do Espírito Santo. É uma manifestação bem diferente da oração em línguas que você recebe quando você é batizado no Espírito Santo.

O que eu quero concluir aqui é que posso bendizer a Deus, posso dar ações de graças a Ele, posso engrandecer a Deus falando em outras línguas. Posso cantar, posso bendizer, posso dar ações de graças, posso engrandecer a Deus em mistérios.

Gostaria de destacar mais um texto.
(Ef 5:18-20)
18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e CÂNTICOS ESPIRITUAIS, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Você pode orar com o seu entendimento (alma/mente) ou orar em outras línguas (espírito). semelhantemente, você pode cantar com o seu entendimento (alma/mente) ou cantar em outras línguas (espírito).

Quando você começa a cantar em outras línguas, você está exercendo os cânticos espirituais que Paulo fala no texto de Ef 5:19. Esta é uma das maneiras que o crente pode se encher do Espírito Santo. Não há erro! Mesmo quando você não estiver sentindo nada (o sentir é da alma), você pode começar a orar em outras línguas e depois pode cantar em outras línguas. Experimente ficar um momento no seu quarto (num lugar separado ou até mesmo durante uma ministração de adoração na igreja) a cantar em outras línguas. Em pouco tempo você se encherá do Espírito Santo. Você estará bendizendo a Deus. Você estará engrandecendo a Deus. Você estará dando ações de graças a Deus...

E quando você ora bastante em outras línguas (Eu fui desafiado pelo Pr. Dave Roberson a orar por pelo menos 2 horas por dia para me matricular na escola do Espírito Santo). Quando você começar a cantar em outras línguas. Quando você tiver isto com estilo de vida, esta palavra se cumprirá na sua vida...

(Jo 7:38)
38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

Rios de águas vivas fluirão do seu interior, você sempre estará cheio do Espírito Santo. Você irá transbordar do Espírito Santo. Você vai influenciar pessoas e ambientes ao seu redor. Você fará diferença!

Aleluias!

Um abraço a todos vocês!

Meu email: isaiasbarbosa.com@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário