segunda-feira, 1 de abril de 2013

Então, para que serve orar em línguas?


TRÊS ASPECTOS DAS LÍNGUAS ESTRANHAS
No respeitante a falar em línguas, há três aspectos bem distintos:
1- O Dom de Variedade de Línguas na Sua Vida Pessoal
2- O Dom de Variedade de Línguas Na Igreja
3- O Ministério de Variedade de Línguas

3.1- O DOM DE VARIEDADE DE LÍNGUAS NA SUA VIDA PESSOAL

Ao ser baptizado no Espírito Santo, Deus dá-lhe um dom, um presente, que é o Dom Sobrenatural de você falar em Línguas que você desconhece, nunca estudou e até, talvez, nunca tenha ouvido.
Este Dom ou Presente, foi dado a si, para você o utilizar quando você quiser e onde você quiser.
É como se o seu pai lhe tivesse dado um automóvel. Agora que o automóvel é seu, você faz dele o que quer. Pode usá-lo de dia, de noite ou até guardá-lo e nunca o usar.
Portanto, na sua vida pessoal, pode beneficiar deste Dom de falar em línguas, quando e onde quiser. Há até irmãos que guardam este Dom e nunca tiram benefício dele.
No capítulo 4 "Para Que Serve Falar em Línguas", eu compartilho mais àcerca deste assunto.

3.2- O DOM DE VARIEDADE DE LÍNGUAS NA IGREJA
I Coríntios 12:10b - "... e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas".
O Dom de "Variedade de Línguas", consiste em alguém falar uma mensagem em língua estranha para a igreja, mas sempre acompanhada de interpretação.
I Coríntios 14:27-28 - "E, se alguém falar língua estranha, ... haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo e com Deus".
Normalmente, este dom funciona numa Reunião da Igreja, muitas vezes, logo a seguir ao Louvor e Adoração. Consiste em o Espírito Santo dirigir um irmão a dar uma Mensagem à Igreja em Línguas estranhas.
Para que a Igreja entenda a Mensagem de Deus e seja, por isso, exortada, consolada e edificada, a Mensagem em Línguas terá que ser "INTERPRETADA" (que é diferente de ser traduzida).
A isto se chama o Dom de Variedade de Línguas, que está ligado ao Dom de Interpretação de Línguas, que são dois dos nove dons do Espírito Santo e que podem operar juntos.
A diferença fundamental entre o Dom de Variedade de Línguas e o Dom de Falar em Línguas na sua vida pessoal, é que o primeiro dom está sujeito à Vontade de Deus. Você não pode usá-lo quando e onde você quiser, mas é antes o Espírito Santo que se usa de si, quando e onde Ele quer, para dar uma Mensagem à Igreja.
O dom de falar em línguas na sua vida pessoal, está apenas dependente de si; pode falar quando e onde você quiser.

3.3- MINISTÉRIO DE VARIEDADE DE LÍNGUAS
I Coríntios 12:28-30 - "E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedade de línguas.
Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres?
Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?"
Algumas pessoas usam-se destes versículos para tentar provar que o falar em línguas não é para os dias de hoje.
Paulo não afirma que ninguém fala em línguas estranhas; ele apenas pergunta se terão todos de falar em línguas estranhas.
Jesus deu à igreja cinco ministérios: "Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre". A cada um destes ministros, Jesus deu ferramentas especiais: Palavra de sabedoria, Palavra de Conhecimento, Uma Fé Especial, Dons de Curar, Operação de Maravilhas, Profecia, o Discernir de Espíritos, Variedade de Línguas e Interpretação de Línguas.
Cada um destes dons opera com mais intensidade nuns ministérios do que noutros. O "ministério de variedade de línguas," conforme Paulo se refere em I Coríntios 12:28-30, é dado a cristãos que executam um dos cinco ministérios nos quais os dom de variedade de línguas e interpretação ocupam um lugar importante.
Não é assim com todos. "... há diversidade de operações" (I Coríntios 12:6). Não vou entrar em grandes detalhes, mas melhor que muitas explicações é um exemplo:
Conheço um casal de Pastores, americano, muito usado nesta área: ela dá uma mensagem em línguas e com gestos, para a igreja; o marido de costas para ela dá a interpretação com os mesmos gestos e intensidade de voz.

CONCLUSÃO:
1- Há o Dom de Variedade de Línguas na sua vida pessoal que opera de determinada maneira.
2- Há o Dom de Variedade de Línguas na igreja, que opera de maneira diferente.
3- Há o Ministério de Variedade de Línguas na igreja que opera diferente de todas as outras maneiras, conforme a direcção do Espírito Santo.

4- PARA QUE SERVE FALAR EM LÍNGUAS
O falar em línguas é um dom que Deus lhe deu, e deve ser usado o máximo possível. Neste capítulo vamos ver qual o benefício de falar em línguas:
1- TER COMUNHÃO COM DEUS
2- EDIFICAÇÃO PRÓPRIA
3- ORAR 100% DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS
4- LOUVAR A DEUS
5- OBTER DIRECÇÃO DE DEUS
4.1- TER COMUNHÃO COM DEUS

I Coríntios 14:2 - "Porque, o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios".
Portanto, quando eu falo em línguas, eu estou a falar com Deus; não estou a falar com mais ninguém, a não ser com Deus.
Portanto, para que serve falar em línguas? Para ter comunhão com Deus! Você pode falar com Deus com a sua mente, isto é, pode falar em português, mas pode falar em línguas também. Infelizmente, a Igreja de Cristo tem feito oração mais na mente do que no Espírito; querem vencer uma guerra espiritual com armas naturais.
I Coríntios 14:15 - "Que farei pois? Orarei com o espírito mas também orarei com o entendimento..."
A parte de si que nasceu de novo foi o seu espírito e não a sua mente. Quando você ora no espírito (em línguas), está a orar durante horas seguidas sem depender do seu limitado conhecimento.

4.2- EDIFICAÇÃO PRÓPRIA
I Coríntios 14:4 - "O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo; mas o que profetiza edifica a Igreja".
No original grego, a expressão "edifica-se a si mesmo" tem o mesmo significado de quem está a carregar uma bateria. Como se sabe, para um automóvel funcionar normalmente, a bateria tem que estar carregada. Do mesmo modo, para a sua vida funcionar bem, o seu espírito também tem de estar carregado com a energia do Espírito Santo, pois é pelo seu espírito que todo o seu corpo é vivificado. Muitos irmãos têm uma vida espiritual pouco vitoriosa, porque nunca carregam o seu espírito. É ao orarmos em línguas que nós recarregamos o nosso espírito, ou seja, o Espírito de Deus recarrega o nosso espírito. Veja em Judas 20.
Judas 20 - "Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos, sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo".
Isto quer dizer que, quando você estiver a orar , isto é, orar em línguas estranhas, você está a edificar-se a si mesmo; está a carregar a sua "bateria " ( o seu espírito ). Portanto, orar em línguas é importante.
A sua verdadeira energia provém do espírito e não da cabeça.
Provérbios 4:23 - "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida".
Aqui, coração refere-se ao espírito. Guarda o teu coração, porquê? Porque dele procedem as saídas da vida, isto é, porque dele procedem os fluxos da vida, a energia que lhe dá forças. Quando uma pessoa está viva é o espírito que dá energia ao seu corpo; quando o seu espírito sai, o corpo pára de funcionar, morre. Portanto, é do seu espírito que saiem as energias para o seu corpo. Então, quanto mais você orar em línguas, mais o seu espírito fica cheio de energia.

Romanos 8:11 - "E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita".

4.3- ORAR 100% DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS
Muitas pessoas só fazem um tipo de oração a Deus: orando em Português.
Mas a oração mais eficiente é a oração no espírito. Quando oramos por um assunto qualquer, como por exemplo, pelo edifício novo da Igreja ou por um irmão:" Ó Pai, nós trazemos-te o irmão (...) diante de Ti, no nome de Jesus. E como nós não sabemos orar como convém, porque não sabemos qual é o problema dele, na verdade, mas o Espírito Santo sabe, vamos orar em línguas por aquele irmão".
E começamos todos a orar em línguas, por uns momentos.
Romanos 8:26 - "E, da mesma maneira, também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir, como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós, com "Gemidos inexprimíveis", significa também "com palavras que não têm tradução". Está a referir-se a orar em línguas. Por exemplo, quando as pessoas choram no Espírito, ninguém sabe o que está a acontecer. Mas o que está a a-contecer é, por exemplo, que o Espírito Santo está a utilizar-se de si para interceder por alguém. Você não sabe o que está a fazer mas está a interceder guiado pelo Espírito Santo.
Romanos 8:27 - "E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que, segundo Deus, intercede pelos santos".
"É ele que segundo Deus" ou "segundo a vontade de Deus" (outra tradução) "intercede pelos santos".
Então, para que serve orar em línguas? Para orarmos a oração perfeita. Porque você nunca irá saber orar como convém, nem por si próprio nem pelos outros, porque você não é Deus. Mas o Espírito Santo sabe tudo e o Espírito Santo habita dentro de si. Você não sabe o que há-de pedir como convém. Começa a orar em línguas por si.
Agora estão a compreender porquê Deus lhe deu o poder de falar em línguas, sem você perceber? Sabe porquê? Orando em línguas, não só ora a oração certa, como o Espírito Santo pode usar essa mesma intercessão para orar por um dos seus vizinhos.Com quem você não se dá muito bem. Se você viesse a saber parava logo de orar.
Mas Deus é amor e Deus quer que se ore por toda a gente. E, sabe o que acontece muitas vezes? Quando eu vou orar por algum assunto da nossa Igreja, às vezes Deus diz-me assim:
"Não. Hoje vais orar por outra igreja...".
E eu penso assim: "Mas Senhor, então e a nossa?"
E Ele diz-me: "Não sejas egoísta, ama os teus irmãos".
Veja lá se com o meu entendimento isso dava! Não dava nada!
Como aquele irmão que era fazendeiro, lá na América: "Senhor, abençoa-me a mim, à minha mulher, meus dois filhos e a mais ninguém".
Portanto, orar em línguas serve para nós intercedermos segundo a vontade de Deus, e para fazermos a oração perfeita. Por exemplo, vamos orar por uma irmã e então dizemos: "Oh, Senhor, nós trazemos-te a irmã (...) diante de Ti, no nome de Jesus. Não sabemos orar por ela como convém, mas tu és Deus, Tu sabes tudo. E querido Jesus, Tu nos enviaste o Espírito Santo que está dentro de nós e Ele vai fazer a intercessão perfeita, Ele é Deus. Então, Senhor, aqui vai a minha oração". Ora em línguas estranhas e fica a interceder pela irmã.Vai dar muito mais fruto do que aquelas orações, quase chorando: "Senhor, Senhor, Senhor...". E Deus lá em cima diz: "Olha aquele não passa disso".
Orar em línguas é a coisa mais importante que existe para orar 100% de acordo com a vontade de Deus.

4.4- PARA LOUVAR A DEUS
I Coríntios 14:15 - "Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento".
Eu soube que há alguns irmãos que estão um pouco confundidos, por nos atrevermos a cantar em línguas, na Igreja. Mas não diz aqui assim, para a gente cantar na Igreja? A forma mais elevada de louvar a Deus é louvar no Espírito. Portanto cantar em línguas serve para louvar a Deus. Já não é a sua mente que vai louvar a Deus mas o seu espírito. Não há forma mais elevada de louvar a Deus do que no Espírito.
João 4:23-24 - "... os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade".
Muitos irmãos querem fazer tudo carne; ou seja, na mente Raramente oram em línguas. Não ligam nenhuma aos dons do Espírito Santo. Gozam com o poder de Deus e a unção de Deus. Quer dizer, querem fazer as coisas na Igreja mas na carne e na mente deles. Não vai dar. Por isso, há pessoas que, quando sabem que na nossa Igreja se convertem a Jesus 250 pessoas por semana (no momento que escrevo este artigo), ficam de boca aberta, admirados: "Como é isso possível? Como é possível?"
Temos que entrar na guerra do Espírito, temos que entrar nas coisas do Espírito e deixar as coisas da carne e da mente. Temos que entrar em coisas mais elevadas no mundo espiritual.
Orar em línguas, louvar a Deus em línguas é a coisa que mais satisfação dá ao nosso espírito. E vou dizer-vos uma coisa: isto ainda é o princípio! Quem me dera nós já estarmos mais avançados. Quando você vê o conjunto todo a cantar em línguas, etc, você pensa: "Ah, que coisa tão grande e maravilhosa!" Mas é só o princípio. A seguir a isso vêm os dons do Espírito Santo; vêm novos cânticos. Muitos dos cânticos que nós cantamos aqui são cânticos que foram dados pelo Espírito de Deus, enquanto os irmãos estavam a cantar em línguas. São cânticos novos.
Efésios 5:19 - "Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração".
Cânticos espirituais, não é um irmão ensaiar um cântico em casa. É quando nós estamos todos no Espírito (já aconteceu aqui, na nossa Igreja), e de repente surge uma música nova. E à medida que o conjunto se vai conhecendo melhor e melhor, e os irmãos também vão andando mais no Espírito e vão permitindo que o Espírito Santo faça mais coisas (porque não somos só nós, vocês têm que deixar que o Espírito Santo faça) então vão ver novos cânticos aparecer na Igreja.
Portanto, falar em línguas serve também para louvar a Deus. A coisa mais maravi-lhosa que existe é o nosso espírito louvar a Deus.
Quando nós louvamos em línguas parece que, finalmente, encontramos aquilo que o nosso coração tanto desejava.
Orar, louvar a Deus em línguas é o louvor que dá mais satisfação ao nosso coração.
.
I Coríntios 14:15 - "Que farei, pois? Orarei com o Espírito mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento".
Quero encorajar os irmãos a orarem em línguas, todos os dias. O crescimento espiritual de cada um de nós depende de vários factores e um deles é quanto tempo dispende a orar em línguas.
"Ah, Pastor, eu não sinto nada".
"Mas isto não é por sentimentos, meu amigo! Você comece a orar em línguas um bocadinho. Ao fim de um quarto de hora vai ver se não sente "um borbulhar" do Espírito Santo dentro de si. O meu conselho é este: ore regularmente em línguas durante um quarto de hora todos os dias e no mesmo sítio. Se você não conseguir orar uma hora por dia ore, nem que seja, quinze minutos. Se já é costume orar quinze minutos, então aumente para meia hora. Se já ora meia hora, então aumente para 3 quartos de hora e por aí fora. Mas ore todos os dias e vai ver que a sua vida nunca mais vai ser a mesma.
Quando você estiver a orar em línguas, Deus vai implantar dentro do seu espírito a direcção para a sua vida e você vai, inclusivé, orar por si mesmo, sem saber. Quando o diabo quizer fazer isso ou aquilo, ciladas contra si, você nem dá por elas. Passa por cima disso tudo porque, estando a orar em línguas, o Espírito Santo está a guiá-lo e a proteger-lhe".
Provérbios 20:27 - "O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o mais íntimo do ventre"
É no seu espírito que Deus o iluminará. Deus guia os seus filhos pelo espírito (testemunho interior), não pela mente.
Quanto mais você orar em línguas, mais sensível se torna ao Espírito de Deus e terá mais confiança no testemunho interior, para se deixar conduzir e influenciar por Ele.
Orar em línguas é vital. Não só os pastores devem orar em línguas, como também os irmãos devem orar em línguas.
As Igrejas bem sucedidas são aquelas onde os irmãos passam tempo a orar, essencialmente, em línguas.
Exemplo: muitos irmãos vêm ter connosco, de várias partes, e eu digo-lhes com toda a franqueza: prefiro que os irmãos orem em línguas do que começem a orar à maneira deles, porque estraga o "bolo" todo.
Oram assim: "õ Senhor, estou aqui, o meu primo está ali; õ Senhor, cura-o Senhor, salva-o Senhor". E choram... .
Eu incentivo a Igreja toda a orar todos os dias. Claro que não há nenhuma condenação; se o irmão não quizer orar, não ora. O problema não é meu. Mas uma Igreja só cresce mais e mais à medida que todos nós formos orando em línguas e crescendo nas coisas do Espírito. Amém!

4.5- PARA OBTER DIRECÇÃO DE DEUS
Quando oramos em línguas o nosso espírito fala com Deus e Ele responde-nos, falando também ao nosso espírito.
Por vezes, ao orarmos em línguas, Deus dá-nos a "Interpretação" do que estamos a dizer e a interpretação é Deus a falar connosco, dando "instruções" para a nossa vida pessoal.
Isto acontece comigo inúmeras vezes. Quando vou para o Norte orar, quando estou a orar em línguas, sempre que Deus quer transmitir instruções para a nossa igreja ou para a minha vida pessoal, Ele começa a falar comigo.
Eu sei sempre quando é que estou a falar em línguas para edificação própria ou quando Deus me está a falar.
Note, no entanto, que é à medida que pusermos isto em prática que ganhamos sensibilidade ao Espírito Santo.

PARTE PRÁTICA
Tiago 1:22 - "E sede praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos"
 estudo maná

A unção leva você à três coisas:
1. A ser o que nunca seria.
2. A ter o que nunca teria.
3. A chegar aonde você nunca chegaria.

E-book Chave da Unção

11 comentários:

  1. Muito edificante este artigo!
    Mas tem algo que eu gostaria de saber... Este é um Dom, quando ele vem é algo inconsciente ou vc tem consciencia do que falar? Pois eu quando estou a orar sinto um trasbordar muito grande minha boca e lingua tremem e nao consigo falar palavras normais quando forço pra falar em portugues sinto doer a boca e a ligua entao oro mas nao ouço o som da minha voz, tenho medo de falar algo e estar apenas imitando o que ja ouvi na igreja, entao como sabemos o que dizer? é algo que vem a nossa mente e falamos ou é algo que sai de nossa boca sem controle? estou buscado entendimento e conhecimento pois nao quero pecar quero adorar ao senhor da maneira certa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se alguém já te respondeu sobre isso, mas você precisa falar! O espírito santo te concede as palavras mas é você quem vai coloca-las para fora. Não tenha medo de imitar alguém, apenas ouça seu espírito e reproduza. No começo não serão frases longas, talvez comece até com um som mas é assim mesmo! Um bebê não fala longas frases na primeira fala mas vai desenvolvendo com o tempo. Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Irmã juliene leia romanos 8:9, efésios 1:13 e primeira coríntios 14:9-10. Eo verdadeiro ESPÍRITO SANTO falará ao seu coração.Que DEUS possa lhe abençoar.

      Excluir
    3. Se você resolver abrir a sua boca e falar lalalalala, você está orando em línguas estranhas pois você não sabe o que isto significa e se você não sabe o que significa, é pois língua estranha. Somente o Espírito Santo sabe o que significa.
      Outro exemplo é: lecondorelablaceretalarande....etc

      Excluir
  2. Muito bom!
    Aprendi bastante.
    Que Deus te Abençoe

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Mas essa língua a qual o senhor fala são outros idiomas ou língua de Anjos??
    E se é de anjos...qual o versículo o senhor usa para comprovar?

    ResponderExcluir
  5. Ninguém pode usar o que não tem. Paulo escreveu aos coríntios "Existe tanta espécie de vozes no mundo e nem uma delas é sem significado", mas mesmo quando eu não conhecia a palavra da verdade que é a nossa salvação em Cristo Jesus,eu nunca entendi o que significa labaxurianda labaxuricantarébias ribalabalas ou como queiram ripalapatrás,enfim língua dos anjos o apóstolo Paulo disse que não falava ,mas ainda que falasse,se não tivesse amor de nada adiantaria. Se a biblía é a a Palavra de Deus e eu creio nessa palavra de todo meu coração, O que as pessoas têm chamado de línguas estranhas não é de Deus por que Deus é o mesmo ontém,hoje e eternamente .Amém.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, VISTO QUE NINGUÉM O ENTENDE, e em espírito fala mistérios."
      (1 Co 14:2)

      paz Irmão José, tudo certo? A oração em linguas/no Espírito/em espírito são mistérios falados pelo nosso espírito e criados pelo próprio Espírito Santo de Deus. Isso é real, o apóstolo Paulo nessa passagem que o senhor citou estava falando sobre as vozes do mundo, porém a oração no Espírito não é desse mundo, não é do reino físico, mas sim do Reino do Espírito!

      Excluir
  6. Um dos pontos mais importantes foi o que você disse pastor: "No original grego, a expressão "edifica-se a si mesmo" tem o mesmo significado de quem está a carregar uma bateria."

    Achei muito edificante.

    ResponderExcluir