terça-feira, 23 de outubro de 2012

oração em linguas a Chave dos MILAGRES!!!!!!!!

Oração em Linguas - Isaias Barbosa

INTRODUÇÃO:

Nós somos um espírito, possuímos uma alma e habitamos em um corpo.
(I Tessalonicenses 5:23) – “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o VOSSO ESPÍRITO, E ALMA, E CORPO, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.”
(Hebreus 4:12) – “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à DIVISÃO DA ALMA E DO ESPÍRITO, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

1- Quais são as faculdades ou função da alma?
- As faculdades ou função da alma são: Mente, vontade e emoções.
2- Quais são as faculdades ou função do espírito?
- Intuição, comunhão...

Há um caminho onde você pode edificar, fortalecer, exercitar o seu espírito e este caminho é Orar através de uma linguagem que Deus criou no seu espírito quando você foi batizado no Espírito Santo: A Oração em línguas para edificação pessoal.

TEXTO:

(I Corintios 12:4-11) - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a VARIEDADE DE LÍNGUAS; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

SÃO QUATRO AS VARIEDADES DE LÍNGUAS:
1. Língua para edificação pessoal; (sem interpretação)
2. Línguas para edificação da Igreja (com interpretação)
3. Línguas como Sinal para os Incrédulos (Atos 2)
4. Línguas com Gemidos Inexprimíveis (Línguas Intercessórias)

LÍNGUAS COMO SINAL PARA OS INCRÉDULOS

É o que aconteceu na descida do Espírito Santo no dia do Pentecostes. (Atos 2:1-10). Os discípulos estavam reunidos no cenáculo e quando foram cheios do Espírito Santo começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito Santo concedia. Aconteceu que estavam reunidos no local pessoas representando cerca de 16 (dezesseis) nações estrangeiras e passaram a ouvir os discípulos anunciando as grandezas de Deus na sua própria língua materna. É como se fosse hoje e no local estivessem reunidas pessoas do Japão, Estados Unidos, França, Alemanha, etc. e cada um entendesse no seu idioma a fala dos discípulos. Nota-se que esta foi uma manifestação sobrenatural do Espírito Santo e não simplesmente o falar em outro idioma. Eles falaram em outras línguas. Línguas desconhecidas.
(Atos 2:4) – “E todos foram cheios do Espírito Santo, e COMEÇARAM A FALAR NOUTRAS LÍNGUAS, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

(Atos 2:6) - E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
(Atos 2:7) - E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
(Atos 2:8) - Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?


LÍNGUAS PARA EDIFICAÇÃO PESSOAL (sem interpretação)

(I Corintios 14:4) - O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
(Judas 1:20) - Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo.

A oração em línguas citada no texto de 1 Coríntios e a Oração no Espírito Santo citada no texto de Judas, têm o mesmo resultado, a mesma operação. Portanto, é o mesmo tipo de oração que tem como resultado: A SUA EDIFICAÇÃO PESSOAL.

(I Corintios 14:2) - Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
(I Corintios 14:13) - Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.


Vamos ver o que Jesus disse a respeito disso em Marcos capítulo 16, no verso 17:
"E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; FALARÃO NOVAS LÍNGUAS..."

Jesus não parece ter nos deixado muita opção. Ele disse que nós falaríamos novas línguas! Não é uma opção. É uma ordem. Então, se eu falar com uma linguagem estranha, que eu não entendo, estarei me edificando. Repare neste ato de fé: vou fazer isso simplesmente porque está escrito. Em outras palavras, se eu orar em línguas, ou ORAR NO ESPÍRITO SANTO, eu vou estar edificando a minha santíssima fé. Quando eu oro em línguas, eu estou dando expressão ao espírito.


ONDE A ORAÇÃO EM LÍNGUAS OCORRE

No espírito humano e não na alma. Por isso não há necessidade de aferi-la com os nossos sentimentos, arrepios, sensações, etc. Os sentimentos são processados na nossa alma. (lembre-se: As faculdades ou funções da alma são mente, vontade e emoções).
A nossa mente não entra em operação quando nós oramos em outras línguas.
(I Corintios 14:14) – “Porque, se eu orar em língua desconhecida, O MEU ESPÍRITO ORA bem, mas O MEU ENTENDIMENTO FICA SEM FRUTO.”
Como a minha mente não entra em operação neste tipo de oração, como posso tirar o melhor proveito do meu tempo de oração?
Quando eu oro em outras línguas, quem está em operação é o meu espírito.
Quando eu faço qualquer outra atividade que envolva a alma (mente, vontade ou emoções) a alma está em operação e o espírito fica infrutífero. Quando eu oro em outras línguas quem opera é o espírito. Por isso eu posso dirigir um carro onde minha mente fica concentrada na troca de marchas, na frenagem, no trânsito e orar em outras línguas. Posso orar em outras línguas quando estiver tomando um banho, fazendo uma caminhada, dirigindo um carro, assistindo a um DVD, ouvindo Cds de adoração, ouvindo a palavra ou a sós com Deus na minha devocional.


COM QUEM FALAMOS QUANDO ORAMOS NO ESPÍRITO

Segundo a palavra de Deus, quem ora em outras línguas está falando com Deus e não com os homens. Então, quando você estiver orando em outras línguas não se preocupe com sensações, arrepios, sentimentos, emoções ou até mesmo com o significado desta língua. Continue orando crendo no que a palavra diz: VOCÊ ESTÁ FALANDO COM DEUS!
(I Corintios 14:2) – “Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, SENÃO A DEUS; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.”

Portanto, mesmo quando eu não estiver sentindo nada (arrepios, o fogo de Deus...) ou passando por adversidades eu continuo a orar em línguas, pois eu estou falando com Deus e não como homens.

AO ORAR EM OUTRAS LÍNGUAS EU VOU ENTENDER O QUE ESTOU FALANDO?

- NÃO!!!

(I Corintios 14:2) – “Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; PORQUE NINGUÉM O ENTENDE, e em espírito fala mistérios.”

Porque a palavra de Deus nos diz que ninguém o entende (não entende a pessoa que está falando em outras línguas). Não se preocupe com isto agora. A sua mente vai duvidar, a sua mente vai questionar e às vezes você vai pensar que nada está acontecendo. Olha, a mente natural não compreende as coisas de Deus porque elas se discernem espiritualmente.
(I Corintios 2:14) - “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” - Por

A não ser que Deus dê a interpretação sobre o que você estiver orando.
(I Corintios 14:13) – “Por isso, o que fala em língua desconhecida, ORE PARA QUE A POSSA INTERPRETAR.”


O QUE ESTOU FALANDO QUANDO ESTOU ORANDO EM LÍNGUAS?

(I Corintios 14:2) – “Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, E EM ESPÍRITO FALA MISTÉRIOS.”

Segundo a palavra de Deus, quando você está orando em outras línguas você está falando mistérios.

Segundo o léxico grego de Strong, a palavra mistérios de 1 Coríntios 14:2 é a mesma palavra usada em Colossenses 1:26

TÓPICO - 3466 μυστηριον musterion (Léxico grego de Strong)
Algo escondido, secreto, mistério propósito ou conselho oculto.

Um dos seus significados é segredos divinos. Quando nós oramos em outras línguas, o nosso espírito está orando a Deus a respeito destes segredos que a nossa alma (mente) não compreende. Assim como a nossa alma tem uma linguagem (idioma) o nosso espírito regenerado tem outra linguagem. E esta linguagem que nós recebemos quando fomos batizados no Espírito Santo é a linguagem sobrenatural de oração, ou oração em línguas ou oração no espírito. É uma linguagem celestial.
Mas voltando ao assunto que nós estamos tratando quando oramos em outras línguas... que mistérios são estes que estamos orando a Deus?
(Colossenses 1:26) – “O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;
(Colossenses 1:27) - Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, QUE É CRISTO EM VÓS, esperança da glória...”
Você está orando quem é Cristo em você, através de você e para você, a esperança da glória. Você está orando os mistérios de Cristo onde estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e conhecimento de Deus.
(Colossenses 2:2-3) – 2“para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amos, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, 3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.”

O PROPÓSITO DA ORAÇÃO EM LÍNGUAS

(I Corintios 14:2) – “Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, E EM ESPÍRITO FALA MISTÉRIOS.”

(Colossenses 1:26) – “O MISTÉRIO que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;

(Colossenses 1:27) - Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, QUE É CRISTO EM VÓS, esperança da glória...”

A oração em línguas é um dom de revelação. Quando você ora em outras línguas você está orando quem é Cristo EM VOCÊ, PARA VOCÊ e ATRAVÉS DE VOCÊ. Você está orando os segredos de Deus e esta revelação edifica o seu espírito, a sua fé é fortalecida porque todo o plano de redenção de Deus está sendo revelado gradativamente ao seu espírito.
Você não estará entendendo nada do que você está orando no momento, mas estes mistérios são impressos no seu espírito e quando você menos espera uma verdade é revelada ao seu coração; uma revelação, uma palavra rhema lhe salta ao coração, a palavra de Deus começa a operar na sua vida de uma maneira diferente.

Deus lhe deu este dom para sua edificação pessoal. A oração em línguas é a única linguagem de oração que você opera na hora que quiser. Você decide onde e quando orar. Você decide o tempo que você dedicará a este tipo de oração. Você tem o controle neste tipo de oração, enquanto que nos outros tipos (língua com interpretação e língua como sinal para os incrédulos) quem controla é o Espírito Santo.

(I Corintios 14:4) - O que fala em língua desconhecida EDIFICA-SE a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.

a) EDIFICAÇÃOO QUE É EDIFICAR? No texto de 1 Coríntios 14:04, Paulo nos fala que somos edificados quando oramos em línguas. A palavra edifica tem a seguinte tradução do original grego no Léxico Grego de Strong:
3618 οικοδομεω oikodomeo também οικοδομος oikodomos At 4.11
do mesmo que 3619; TDNT - 5:136,674;
1) construir uma casa, erigir uma construção
1a) edificar (a partir da fundação)
1b) restaurar pela construção, reconstruir, reparar
2) metáf.
2a) fundar, estabelecer
2b) promover crescimento em sabedoria cristã, afeição, graça, virtude, santidade, bem-aventurança
2c) crescer em sabedoria e piedade
(Judas 1:20) - Mas vós, amados, EDIFICANDO-VOS a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,

O texto de Judas 20 também diz que somos edificados quando oramos em línguas. A palavra edificando-vos tem a seguinte tradução do original grego no Léxico Grego de Strong:
2026 εποικοδομεω epoikodomeo
de 1909 e 3618; TDNT - 5:147,674; v
1) construir sobre, edificar
Para terminar a estrutura da qual a fundação já foi colocada, para incrementar constantemente o conhecimento cristão e uma vida que se conforma a ele.


INVESTINDO QUALIDADE DE TEMPO NA ORAÇÃO EM LÍNGUAS

(I Corintios 14:18) - Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas MAIS DO QUE TODOS VÓS.

Paulo, neste texto nos dá a entender que ele gastava tempo orando em outras línguas. Ele investia muito tempo em oração em línguas. E no texto abaixo ele nos orienta a orar no Espírito em todo o tempo. Portanto, ore andando, deitado, fazendo caminhada, dirigindo o carro, dentro do ônibus, lendo, ouvindo pregações, ouvindo CD’s, DVD’s, etc.

(Efésios 6:18) - com toda oração e súplica, ORANDO EM TODO TEMPO NO ESPÍRITO e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.

Que tal a partir de agora você entrar num propósito de orar pelo menos 1h (uma hora) por dia para começar?

Para ser mais ousado, fui desafiado a orar pelo menos 2h (duas) horas por dia e você?

2 comentários:

  1. Pr. Ariston Junior que Deus continue te abençoando muito e enchendo a tua mente de grandes revelações . que estudo maravilhoso agradeço a Deus por ter iluminado o pastor para desenvolver esse estudo totalmente baseado na palavra de Deus, li o estudo orando em linguas essa benção de oração brotou na minha vida e eu nunca vou largar é maravilhoso a pessoa se sente totalmente preenchido e uma paz invade sua alma Obrigado Senhor Jesus por nos ter dado essa benção de orar em linguas Amém e gloria a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Pr. Ariston Junior que Deus continue te abençoando muito e enchendo a tua mente de grandes revelações . que estudo maravilhoso agradeço a Deus por ter iluminado o pastor para desenvolver esse estudo totalmente baseado na palavra de Deus, li o estudo orando em linguas essa benção de oração brotou na minha vida e eu nunca vou largar é maravilhoso a pessoa se sente totalmente preenchido e uma paz invade sua alma Obrigado Senhor Jesus por nos ter dado essa benção de orar em linguas Amém e gloria a Deus.

    ResponderExcluir